A importância de pedir uma nota fiscal em todas as compras ou pagamentos feitos não é do conhecimento comum para indivíduos ou proprietários de empresas. 

É por isso que vamos mostrar diferentes formas de lembrar os clientes a fazê-lo, como exigir que os estabelecimentos comerciais exibam a sinalização para você pedir sua nota fiscal, além de muitos outros fatores que podem interferir ou te ajudar em diversas ocasiões com a nota fiscal.

A emissão de nota fiscal é muito importante não só para o estabelecimento ou a empresa que emite, mas como também para o consumidor, e é isso que vamos mostrar para você hoje. Vamos lá.

Alguns benefícios de ter sempre a nota fiscal de suas compras

Completude dos registros

emissão de nota fiscal

Um dos benefícios básicos de solicitar sua nota fiscal é a integridade dos registros contábeis para apoiar a existência de transações registradas. Sem a nota fiscal, seus registros contábeis ficam incompletos, o que pode ser arriscado a longo prazo.

Reclamar com reembolso

Se você solicitar uma nota fiscal sobre suas compras ou pagamentos, pode reivindicá-lo como despesa e usá-lo como dedução nas vendas. No caso de realizar a compra de algum produto que veio com defeito, ou utilizar a lei dos 7 dias, você pode solicitar o seu reembolso se estiver com a sua nota fiscal em mãos.

Para os consumidores

Em primeiro lugar, é a única prova da sua compra. Se você não estiver satisfeito com seu produto, digamos, uma calça que não caiba bem na pessoa que você acabou de dar, você pode usar a nota fiscal para mudar o item para o tamanho desejado ou pode encontrar outro par fabuloso. Alguns estabelecimentos têm um número limitado de dias nos quais você pode devolver o item, e alguns não têm nenhuma restrição. Apenas certifique-se de devolver o item em boas condições.

Em seguida, você pode usá-lo para fins de garantia. Se você usou o produto por um mês antes de apresentar um problema, basta mostrar o recibo e aproveitar os serviços de reparo gratuitos ou trocar as peças quebradas que estão incluídas na política de garantia.

Terceiro, pode ser usado para monitorar suas despesas. É importante saber para onde vai seu dinheiro, para que você possa controlar seus gastos. A maioria dos recibos de papel hoje em dia tem tintas que são facilmente apagadas, por isso é importante sempre manter uma cópia imediatamente. Você pode fotocopiá-lo ou manter uma cópia eletrônica usando um scanner de recibo.

Diminui o pagamento de impostos

Outra importância de solicitar sua nota fiscal é que ele pode ser usado para minimizar ou diminuir legalmente as contas a pagar. Uma vez que o recibo oficial pode ser usado como despesas que são deduzidas das vendas, ele irá minimizar o pagamento de impostos da sua empresa devido ao menor lucro líquido.

Minimiza a auditoria

Um dos principais motivos da auditoria é a falta de documentos, como recibos oficiais, que comprovem a existência da transação. Solicitar recibos oficiais e arquivá-los adequadamente minimizará o risco de auditoria.

Provas concretas

Por último, mas acho que o benefício mais importante de pedir nota fiscal para tudo é ter uma evidência concreta para apoiar a existência da transação registrada. Isso é muito importante no longo prazo do negócio, especialmente durante alguma auditoria governamental.

Como vimos é de suma importância que a nota fiscal seja pedida após a realização de qualquer tipo de compra. E com certeza seguindo todas as dicas que passamos você vai estar sempre seguro com seus tributos e usufruindo de todos os benefícios que a nota fiscal pode te garantir.