Como acontece com a maioria dos projetos domésticos, geralmente existe uma maneira difícil e outra mais fácil. A maneira mais fácil nem sempre significa resultados melhores. Esse conceito também se aplica à pintura externa de casas.

Se você optar por pintar sua própria casa em vez de contratar pintores profissionais, você certamente se beneficiará com dicas para economizar tempo e dinheiro. Esses são hacks, dicas e recomendações que o ajudarão a pintar sua casa com eficiência e menos esforço.

Lave a sua casa antes da iniciar o processo de pintura

A maioria das casas precisará ser lavada antes da pintura. Passe um pano branco pela lateral de sua casa e você testemunhará anos ou mesmo décadas de fuligem e poeira cinza acumuladas. Mesmo nos projetos de pintura mais desesperados, ainda é recomendável lavar a casa.

Lavar sua casa manualmente é a maneira mais eficaz e trabalhosa de limpar sua casa. Mas qual é o mínimo que você pode fazer?

pintura externa da casa

Se você possui uma lavadora de alta pressão, passe a vap pela casa por pelo menos duas vezes. Primeiro, limpe-o com uma solução com sabão. Em segundo lugar, enxágue-o com água limpa.

Se você não possui uma vap, sua segunda melhor opção é aplicá-la com mangueira.

Em qualquer caso, seus principais objetivos devem ser derrubar o lixo grande e visível (teias de aranha, folhas) e lavar a fuligem e a poeira finas.

Pinte sua casa da mesma cor ou mais escura

Você cria mais trabalho para si mesmo quando opta por alterar a cor externa de sua casa. Aumenta significativamente a quantidade de trabalho quando a nova camada é mais clara do que a existente. Mesmo com a pintura de uma camada, a cor antiga muitas vezes ainda aparecerá em algumas áreas. Quando você pinta da mesma cor, porém, essas áreas se misturam.

Para a pinturas de casas externas, caso você não souber a cor atual da casa, encontre uma área com tinta descascada, retire-a e leve-a a uma loja de tintas. Se não houver tinta descascando, remova um item pintado, como uma abertura de secador ou uma tira de moldagem. A loja de tintas geralmente pode combinar a cor existente .

Se você quiser mudar sua cor, considere tornar a próxima cor mais escura do que a cor atual.

Usar a mesma cor ou uma cor mais escura facilita a aplicação de apenas uma camada.

Minimize a raspagem de tinta

Raspar tinta é um subconjunto universalmente rejeitado da pintura. Depois de raspar a tinta por algumas horas, você vai começar os trabalhos comparativamente mais fáceis de escovar, enrolar ou pulverizar.

Um problema com a raspagem da tinta é que uma seção sempre parece levar a outra. Se as bordas da tinta permanecerem abaixadas, você provavelmente poderá deixá-la sozinha. A nova tinta selará as bordas e ajudará a mantê-la no lugar. Raspe até chegar a uma borda relativamente sólida e, em seguida, pare nessa borda.

Se você achar que precisa remover toda a tinta da casa, é hora de contratar pintores ou uma equipe para remover a tinta mecanicamente .

Superfícies planas utilize o rolo de pintura

O rolo de pintura permite cobrir grandes extensões rapidamente. O problema é que muitos tipos de tapume não se prestam a rolar. O tapume, por exemplo, é difícil de pintar com um rolo de pintura.

pintura externa da casa

Se sua casa tem revestimento plano ou mesmo grandes seções planas, use um rolo de pintura e uma haste de extensão para cobrir essas seções rapidamente.

Pulverize grandes áreas ou áreas detalhadas

A pulverização de tinta economiza muito tempo. A pulverização permite cobrir de forma rápida e eficiente grandes áreas ou áreas com muitos detalhes.

Por outro lado, a pulverização de tinta requer muita preparação. Se você tiver folhagem ou grama delicada, essas áreas também devem ser cobertas. Se estiver no final do verão e você desistiu de trabalhar no gramado para a estação, provavelmente poderá borrifar sem colocar uma cobertura.

Se sua casa é rica em detalhes arquitetônicos, o tempo investido em pulverização de tinta vai valer a pena. Detalhes geralmente significam trabalho com pincel, e o trabalho com pincel é sempre lento. Mas se você conseguir mascarar áreas não pintadas sem tempo ou esforço excessivo, isso é altamente recomendado.

Não gaste tanto tempo limpando escovas ou tampas de rolos

Após um árduo dia de pintura, a principal coisa que você quer fazer é sentar e tomar uma bebida gelada. Portanto, a última coisa que você deseja fazer é limpar os pincéis e as tampas dos rolos. Mas a limpeza é uma etapa essencial para manter suas ferramentas de pintura por muito tempo e em boas condições.

Para coberturas de rolo de pintura, adquira coberturas de rolo de qualidade baratas e descarte-as no final de cada sessão de pintura. Coberturas de melhor qualidade são recomendadas para pintura de interiores, onde olhos críticos estarão vendo o trabalho. A pintura externa é mais propícia para coberturas de rolo de qualidade econômica.

Com pincéis, é melhor comprar pincéis de alta qualidade e tratá-los bem. A melhor maneira de fazer isso é limpar seus bons pincéis com um pente e água. Os pentes do pincel reduzem o tempo de limpeza do pincel pelo menos pela metade. Mais importante, eles o ajudam a retirar toda a tinta restante entre as cerdas.

Utilizando essas dicas, você vai fazer a pintura da área externa da sua casa de maneira muito mais rápida, e o resultado final será compensador.